


PEQUENÍSSIMA DEFESA DE PRINCIPAIS ASSUNTOS
PEQUENÍSSIMO RESUMO DEFESA DA IGREJA CATÓLICA
VENERAÇÃO DE IMAGENS:
-
I CRO. 28, 18: arca da aliança do Senhor.
-
HEBR. 9, 5: - o templo do Antigo Testamento
-
NUM. 21, 7-10: - serpente de bronze
-
JOÃO 3, 14: - referência à serpente de bronze
-
EZEQ. 41, 17-21 - o templo
-
EX. 25,18-20 - Arca da Aliança
-
I REIS 6,23-35 e 7,29. - Templo de Jerusalém
-
AT. 17,23s - Imagem do Deus desconhecido
-
JOS 7,6: Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos
-
GEN. 33, 1-3: “Levantando, porém, Jacó os seus olhos viu Esaú...3. E ele, adiantando-se, adorou-o sete vezes prostrado por terra”.
-
NÚM 22, 31: - “... ele viu o Anjo parado no caminho com a espada desembainhada, e, prostrado por terra, o adorou”.
-
II REIS 14,22: - “Joab, prostrando-se por terra sobre o seu rosto, adorou e felicitou o rei”.(II SAMUEL 14,22)
-
III REIS 1, 16: - “Inclinando-se Betsabé profundamente, adorou o rei”.(I REIS 1,16)
-
IV REIS 4, 36 e 37: - “Chegou ela e lançando-se-lhe aos pés (de Eliseu), adorou prostrada em terra”. (II REIS 4,36-37)
-
I CRO. 29, 20: - “E todo o povo bendisse o Senhor Deus; e se prostraram e adoraram a Deus, e depois ao rei”.
-
A adoração de que fala a Escritura nestes textos não é propriamente adoração, e, sim, veneração profunda que se demonstra com a prostração. A Escritura narra estes fatos sem reprová-los, porque o sentido deles é fácil de entender-se, entre os orientais principalmente.
BATISMO: as crianças podem ser batizadas...
-
Os apóstolos batizavam várias famílias onde certamente havia crianças pequenas AT. 16,33; AT. 16,14-14 ; I COR. 1,16
-
Ora, a criança nasce contaminada com o mesmo pecado de origem Para entrar no reino de Deus tem que passar pela morte do pecado, que é o Batismo.
-
A Igreja batiza as crianças, porque enquanto a criança não for batizada, ela não é filha adotiva de Deus. Pelo Batismo a criança tem perdoado o pecado original, torna-se filha adotiva de Deus, membro da Igreja Católica, herdeira do céu, passando a viver na graça de Deus.
-
(Salmos 21:10), (Lucas 1:44). Tanto o Rei Davi como São João Batista, estavam tendo relações com Deus já no útero, portanto como podemos dizer que a criança não pode ter fé? Fé é o que recebemos de Deus recebemos por graça, e não pelo exercício de nossas habilidades mentais.
-
Jesus também defendeu este direito mesmo às crianças (MAT. 19,14).
-
As crianças eram circuncidadas com oito dias, segundo o Velho Testamento, lei que São Paulo definiu como um batismo (Colossenses 2:11-12). Moisés também conduziu os Israelitas pelo Mar Vermelho, em um batismo, segundo I Coríntios 10:1-4, e havia crianças entre eles, que receberam a fé de seus pais.
CONFISSÃO
-
Jesus diz para os apóstolos:... aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, e aqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos – JO. 20,21-23
-
“Quem se humilha será exaltado e quem se eleva será humilhado” – LUC. 18,14
-
-
JÁ NO ANTIGO TESTAMENTO CONFESSAVAM OS PECADOS...
-
ECLO. 4, 31:
-
IIª ESD. 9, 1 E 2 (NEEMIAS 9,1-2)
-
PROV. XXVIII, 13
-
-
NA TRANSIÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O N.T., JOÃO BATISTA EXIGIA A CONFISSÃO DOS PECADOS.
-
MAT. 3, 6
-
-
NA PRIMITIVA IGREJA, USAVA-SE A CONFISSÃO
-
S. TIAGO 5, 16: - “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes salvos; porque a oração fervorosa do justo pode muito”.
-
ATOS 19, 18:
-
Iª S. JOÃO 1, 9: -
-
-
A CONFISSÃO DEFLUI DO PODER DE PERDOAR PECADOS QUE CRISTO CONFERIU A SUA IGREJA
-
MAT. XVIII, 18: - “Tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu; e tudo o que desligardes sobre a terra será desligado no céu”.
-
-
Para um juiz dar uma sentença ligando ou desligando alguém relativamente a uma pena - é óbvio que lhe deve ser declarada a culpa do réu. É esta a razão porque o penitente tem necessidade de declarar seu pecado ao confessor, afim de este perdoar ou não, perdoar ou reter.
COMUNHÃO – milagre de Lanciano
-
“Fazei isto em memória de mim” – LUC. 22,19
-
MAT. 26,26s ; MAR. 14,22s; LUC. 22,19s, I COR. 11,23s
-
“E por isso todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignadamente torna-se culpado do Corpo e do Sangue do Senhor... pois quem come e bebe sem fazer distinção de tal Corpo come e bebe a própria condenação” – I COR. 11,27-29
-
“Quem come a Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele” – JO. 6,56
-
“Se não comerdes a carne do Filho do Homem,e não beberdes o Seu Sangue não tereis a vida em vós...quem come deste Pão viverá eternamente” JO.6,52-58
-
Se fosse simbolismo Jesus não teria feito a última ceia, mas apenas deixado em palavras assim como parábolas (sal da terra, luz do mundo, etc.) mas na Eucaristia Jesus revelou como comer seu corpo e sangue.
-
JOÃO, 6, 27: - “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, A qual o Filho do Homem vos dará”.
-
ATOS, II, 12: - “Eles perseveraram na doutrina dos Apóstolos, na comunhão da fração do pão e nas orações”.
-
Iª COR. 10, 16-17: - “E o pão que partimos, não é, acaso, a comunhão do corpo do Senhor ? Porque nós, que somos muitos, somos um pão somente, e um só corpo, pois que nós todos comungamos de um mesmo pão”.
-
LUC. 24, 30-31; ATOS, 20, 7
CELIBATO – para cuidar melhor das coisas de Deus...
-
“O que está sem mulher, está cuidadoso das coisas que são do Senhor, como há de agradar a Deus. Mas o que está casado, está cuidadoso das coisas que são do mundo, como há de dar gosto a sua mulher” I Cor 7,32-33
-
"Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu". – I COR. 7,7-8
-
“ Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do Reino dos Céus. Quem pode entender, entenda” Mat 19, 11-12
-
MAT. 19, 27: - “E Pedro, tomando a palavra, disse: Eis que nós abandonamos tudo e te seguimos”.
VENERAÇÃO DE MARIA E DOS SANTOS
-
Foi Deus que enviou o anjo Gabriel para saudar a virgem Maria . “Ave cheia de graça!” – LUC. 1,28;
-
Isabel inspirada pelo Espírito Santo disse: “Bendita sois vós entre as mulheres” – LUC. 1,42
-
Maria inspirada: “Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada” – LUC. 1,48
-
Em relação à presença dos santos e que eles podem ter participação na terra temos Moisés e Elias junto a Jesus na transfiguração MAT. 17,3
-
Até Deus venera os nomes dos santos patriarcas permitindo na Bíblia ser denominado o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. – EX. 3,2
-
Em II Mac 15,12-15 Jeremias já falecido ora pelo povo e pela cidade santa
-
Os primeiros cristãos (mártires), que conviveram com Jesus e traziam viva dentro de si a lembrança real de Jesus, utilizavam imagens como veneração e pediam intercessão aos santos e mártires. Quem duvida da santidade dos mártires? Esta é a tradição católica...(JO. 16,13) (II JOAO 1,12) (JOÃO 21,25)
-
Todos os santos são investigados profundamente antes de serem canonizados e são comprovados milagres tanto em vida quanto em morte
IGREJA
-
Jesus prometeu ficar com Ela até o fim dos séculos, e disse que “as portas do inferno não prevaleceriam contra Ela” pelo motivo de Ele estar sempre a assistindo na terra. – MAT. 16, 18; MAT. 28, 20
-
JOÃO 14, 16: - “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um consolador que fique eternamente convosco”.
-
JOÃO 14, 17: - “O Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque o não vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habitará convosco e ficará em vós”. (vide SAL..47, 9 (8); 5, 7s).
-
JOÃO, 10, 16: - “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; e importa que eu as traga... e haverá um só rebanho e um só Pastor”.
-
-
É ASSISTIDA PELO ESPÍRITO SANTO E POR CRISTO E NÃO PODE ERRAR
-
JOÃO, 14, 26: - “Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”.
-
JOÃO, 16, 13: - “Quando vier o Advogado, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade... e anunciar-vos-á as cousas que virão”.
-
MAT. 16, 19: - “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado também no céu”.
-
MAT. 28, 20: - “Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”.
-
GAL. 1,7- 10: - De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado! É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
-
MAGISTÉRIO:
-
A Igreja Católica prega que a interpretação da Bíblia é revelada pelo Espírito Santo à sua Igreja, esta Igreja na pessoa dos Bispos e Papas forma o Magistério que nada mais é que os esclarecimentos da Igreja, em nome de Deus, sobre a interpretação correta da Palavra de Deus.
-
Há uma grande diferença entre o Magistério da Igreja Católica e o Método do Livre Exame dos protestantes. No Protestantismo existem várias explicações diferentes para um mesmo ponto doutrinário, algumas até contrárias umas as outras. Já no Magistério da Igreja Católica, o entendimento é um só e aceito e pregado pelo mundo inteiro, em todas as paróquias, dioceses e em toda a Igreja Católica.
-
II PEDRO 1, 20. “Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular"
-
-
Pois se o Magistério da Igreja se pronuncia a respeito de um ensinamento, dúvida de fé ou dogma é porque ela não tem dúvida de que o que ela proclama é confirmado por Deus, na pessoa do Espírito Santo, pois quando não sabe, se cala. Esclareça-se que o Magistério não é fonte de revelação da Palavra de Deus, mas apenas esclarece e corrige entendimentos errôneos sobre a Palavra de Deus.
-
JOA 14, 26: "Mas o Paráclito, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito”.
-
JOA 16, 12-13: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.”
-
LUC. 24, 45: “O Espírito Abriu-lhes então o entendimento para que compreendessem as Escrituras".
-
JOA 20, 22-23: "Depois destas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’".
-
ATO 2, 1-4a : "....Apareceram-lhes, então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiam e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo ...".
-
ATO 15, 28: “Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável...”.
-
ATO 16, 4-5: "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos Apóstolos e anciãos em Jerusalém. Assim as Igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número de dia para dia”.
-
II PED 3, 15-16: "Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o Dom da Sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras”.
-
MAT. 28, 19-20: "Ide, pois ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".
-
Pois bem, esta é a promessa de Deus para a sua Igreja, estar conosco "todos os dias até o fim do mundo". As Igrejas Protestantes surgiram só por volta do ano de 1519. Conforme alguns protestantes afirmam, a verdadeira Igreja de Jesus não é a Igreja Católica e sim a Igreja Protestante. Então Jesus só passou a cumprir a sua promessa a partir de 1519? E antes, no período compreendido entre a sua morte/ressurreição e 1519? Reflita bem. Será que Jesus só começou a cumprir a sua promessa a partir de 1519 e até este ano não havia Igreja? Respondemos que não. A verdadeira Igreja de Jesus é aquela que vem desde os Apóstolos.
-
-
-
Vejamos o que mais a Bíblia nos fala a respeito:
-
I JO. 2 ,18-19 . 24 : “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai."
-
IIª TIM. 4, 3: - “Porque virão tempos em que não suportarão mais a sã doutrina, mas multiplicarão para si mestres segundo seus desejos”.
-
EFE 4, 1-6: "... Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos".
-
TRADIÇÃO
-
JOA 20, 30-31: "Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome".
-
JOA 21, 25: "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever".
-
II TES 2, 15: "Assim pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa".
-
II TIM 2, 1-2: "Tu, portanto, meu filho procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros".
-
I COR 11,:2: “Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, tais como eu vo-las transmiti.”,
-
FIL 4,9 : “O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.” .
PURGATÓRIO – Este nome não aparece na Bíblia mas é o nome dado para o local onde as almas se purificam...
-
Em II Mac 12 ,43-46 Judas faz colheita e oferece sacrifício pelos defuntos para serem livres de seus pecados
-
MAT. 5, 25-26: “Não sairás dali até que pagues o último centavo”.
-
Em I COR. 3,12-15 só poderá salvar-se como que através do fogo:
-
O Apóstolo afirma, pois, que alguns, ainda que construindo sua vida sobre Cristo, entretanto a constroem com obras imperfeitas (palha, feno). Serão salvos, mas deverão passar pelo fogo. É o que ensina a Igreja Católica: muitos se salvam, mas devido às suas imperfeições deverão “passar pelo fogo” antes de entrarem no céu.
-
-
Sabemos muito bem que nada de impuro pode entrar no céu (Mat. 5,8 e Heb 12,14); por outro lado sabemos que aquele que disser que não tem pecados é um mentiroso (1Jo 1,10). No entanto, o Senhor é justo juiz (2Tim 4,8) e recompensa até um copo d'água que é dado em seu nome (MAT. 9,41). Logo, embora o purgatório não seja mencionado com este nome na Escritura (a Santíssima Trindade também não é!), a sua realidade é incontestável.
-
APOC. 21, 27: - “Nela (na Jerusalém celeste) não entrará coisa alguma contaminada ou quem cometa abominação e mentira, mas somente aqueles que estão escritos no livro da vida do Cordeiro”.
-
Ora, por mais puro que seja o homem neste mundo, sempre ele terá máculas contraídas em sua natureza viciada, já que “o justo cai sete vezes”. Condená-lo ao inferno por ter pequenas fraquezas não o quer a bondade de Deus. Dar-lhe logo o céu, obsta-o a infinita pureza do Senhor.
-
-
MAT. 12, 32: - “Todo o que falar palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado. Mas o que disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado neste século nem no futuro”.
O PAPA - o sucessor de São Pedro...
-
Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro... tudo que tu ligares na Terra será ligado no céu e tudo que desligares na Terra será desligado no céu”. – MAT. 16,18s
-
Pedro foi o 1º Papa e ele instituindo o papado Deus o faz verdadeiro
-
Como toda organização humana a Igreja precisa de um líder para não se dispersar e este líder é o Papa que é escolhido desde Pedro inspirado pelo Espírito Santo. Pedro era o líder dos apóstolos. É o Papa que reúne todos os dogmas inspirado pelo Espírito Santo
-
Foi a Pedro que Jesus deu a missão: “apascenta os meus cordeiros” – JO. 21,15-17
-
A única igreja que Jesus criou foi a que Ele construiu sobre Pedro e este a instituiu como Igreja católica apostólica
-
SÓ O PAPA É CAPAZ DE ENTENDER A BÍBLIA...
-
Cristo deu somente ao Papa as chaves do Reino do Céu (MAT. 16, 19), que permitem ao Papa ligar e desligar infalivelmente, em matéria de Fé e Moral. É o Papa que tem o poder de decidir o que se deve crer, e o que se deve condenar.
-
“Tu, depois de convertido, confirma os teus irmãos” (LUC. 22, 31).
-
PEDRO, PRIMEIRO PAPA
-
MAT. 10, 2: - “Eis os nomes dos doze Apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro...”
-
MARCOS (3, 10) e LUCAS (6, 12), mencionando os Apóstolos, enumeram Pedro em primeiro lugar.
-
É a ele que Jesus promete a suprema investidura da Igreja. “Dar-te-ei as chaves do reino do céu”. MAT. 16. 19.
-
ATOS, 2, 14: É Pedro quem primeiro prega.
-
ATOS, 2, 41 e 10, 9 e ss. é Pedro que batiza os primeiros gentios.
-
ATOS, 2, 41 e 10, 9 e ss.: é Pedro quem fala em nome de todos perante o Sinédrio e defende a fé.
-
ATOS, 3, 1 e ss.: É Pedro quem opera o primeiro milagre.
-
ATOS, 1, 15: é Pedro quem propõe a eleição do sucessor de Judas.
-
ATOS, 5, 3 e ss.: é Pedro quem exprobra Ananias e Safira e lhes inflige em nome de Deus o castigo de sua mentira.
-
ATOS, 15, 7 e ss.: No primeiro Concilio celebrado, é Pedro quem dirime a questão.
-
O PAPA, BISPO E CHEFE DOS OUTROS BISPOS
-
Jesus prediz a Simão que seu nome será mudado em CEFAS (Pedro ou Pedra), porque será escolhido como a pedra fundamental da Igreja divina: JOÃO, 1, 42: MAT. 16, 16 e ss.:
-
LUC.22, 31-32: - “Disse mais o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou com instância para vos joeirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não falte. E tu, uma vez convertido, (da negação que virá durante a paixão) confirma os teus irmãos”.
-
NOTA: - Jesus orou pelo Papa (Pedro) para confirmá-lo na fé (para que a fé não falte): Sua oração é infalível e onipotente. Logo, realizou o pedido, feito em favor do Papa: Ele não pode faltar à fé.
-
JOÃO, 21, 15-18: Por este texto se vê que Nosso Senhor manda S. Pedro apascentar CORDEIROS (duas vezes) e OVELHAS distintamente. Que é isto senão o mesmo que nomeá-lo PASTOR dos cordeiros e das ovelhas, que por natureza conduzem os cordeiros? Eis porque nesta metáfora a Igreja Católica entende na palavra cordeiros, duas vezes repetida, o rebanho dos fieis e dos clérigos, e na palavra ovelha, os Bispos que são condutores dos clérigos e dos fiéis.
-
A Igreja Católica sempre foi santa. Por isso sempre foi e é odiada, como Cristo.
-
In corde Jesu et Mariae, semper!
-
Gloria in excelsis Deo: Christus Natus Est
-
Gloria in excelsis Deo: et in terra pax hominibus bonae voluntatis.